quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto Meio Ambiente

Para a temática meio ambiente, muitos professores estão desenvolvendo atividades de pesquisa com seus alunos, focando a reciclagem do lixo, a matemática e a problemática do lixo, consumismo, aquecimento global, desmatamento, poluição das águas entre outros.

Como o foco é meio ambiente, os professores procuraram utilizar como pano de fundo o evento ambiental brasileiro  -RIO+20, pois que os alunos estavam acompanhando via televisão e internet, as informações desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro.

Séries: do 3º ao 9º ano.



Professores envolvidos: Fabíola Renz Dala Costa, Ana Lúcia Hobs,Eva Vanita Casarin, Ana Paula Soares, Maria Inês De Maman Barrios, Maristela Marasca entre outros.

Essas professoras trabalham de forma interdisciplinar, assim, a educadora Maristela Marasca propôs ampliar a temática da seguinte forma:

Primeiro trimestre: Enfoque no 6º Ano: o espaço e suas inter-relações,  com informações sobre a importância da higiene pessoal e ambiental com a saúde;

Na 6ª série através de vídeos observando e analisando a ocupação desordenada do espaço e suas consequências; 

Na 8ª série, a cidadania e responsabilidade social, pesquisando ações de cidades sustentáveis.

Segundo trimestre: Procurou-se formalizar os conhecimentos em ações que desenvolvam mudança de comportamento. O 6º Ano já realizou trabalho escrito a partir de uma coleção de livros de literatura infantil sobre o meio ambiente, onde paralelamente a disciplina de português, trabalhamos leitura e interpretação das histórias criando através de fichas propostas pela professora uma coletânea de informações e orientações sobre questões ambientais como a biodiversidade ameaçada, conservação de energia, a destruição das florestas, a questão do lixo, a poluição do ar e águas, problemas urbanos e ética ambiental e cidadania.

Em um segundo momento após pesquisas na internet  apresentarão trabalhos artísticos sobre atividades que podem  ser realizadas pensando-se em desenvolvimento sustentável. A 6ª série, a partir de vídeo onde Rachel Trajber, responsável pelo setor de educação no Instituto Marina Silva, nos fala sobre as sete casas da sustentabilidade ( nosso corpo; nossa casa/ família; a escola; nosso bairro/comunidade; a cidade/município; a região/bioma e o planeta) criarão em trabalhos de grupos, vídeos com músicas , imagens e fotos a representação de ações com pensamento de ser sustentável.

 A 8ª série, acompanhando a Rio + 20  está realizando pesquisas que envolvam tratados sobre o desenvolvimento sustentável, a evolução, progresso ou estagnação dessas políticas, com análise e sistematização através de produção de textos para publicação no jornal da escola, que faz parte do projeto.
É importante colocar que estamos sempre nos comunicando e trocando ideias para a integração dos componentes curriculares visando a formação integral do aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário