Para a temática meio ambiente, muitos professores estão desenvolvendo atividades de pesquisa com seus alunos, focando a reciclagem do lixo, a matemática e a problemática do lixo, consumismo, aquecimento global, desmatamento, poluição das águas entre outros.
Como o foco é meio ambiente, os professores procuraram utilizar como pano de fundo o evento ambiental brasileiro -RIO+20, pois que os alunos estavam acompanhando via televisão e internet, as informações desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro.
Séries: do 3º ao 9º ano.
Séries: do 3º ao 9º ano.
Professores envolvidos: Fabíola Renz Dala Costa, Ana Lúcia Hobs,Eva Vanita Casarin, Ana Paula Soares, Maria Inês De Maman Barrios, Maristela Marasca entre outros.
Essas professoras trabalham de forma interdisciplinar, assim, a educadora Maristela Marasca propôs ampliar a temática da seguinte forma:
Primeiro
trimestre: Enfoque no 6º Ano: o espaço e suas inter-relações, com
informações sobre a importância da higiene pessoal e ambiental com a
saúde;
Na 6ª série através de vídeos observando e analisando a ocupação
desordenada do espaço e suas consequências;
Na 8ª série, a cidadania e
responsabilidade social, pesquisando ações de cidades sustentáveis.
Segundo trimestre: Procurou-se formalizar os conhecimentos em ações que desenvolvam mudança de comportamento. O 6º Ano já realizou trabalho escrito a partir de uma coleção de livros de literatura infantil sobre o meio ambiente, onde paralelamente a disciplina de português, trabalhamos leitura e interpretação das histórias criando através de fichas propostas pela professora uma coletânea de informações e orientações sobre questões ambientais como a biodiversidade ameaçada, conservação de energia, a destruição das florestas, a questão do lixo, a poluição do ar e águas, problemas urbanos e ética ambiental e cidadania.
Em um segundo momento após pesquisas na internet apresentarão
trabalhos artísticos sobre atividades que podem ser realizadas
pensando-se em desenvolvimento sustentável. A 6ª série, a partir de
vídeo onde Rachel Trajber, responsável pelo setor de educação no Instituto Marina Silva, nos fala sobre as sete casas da sustentabilidade
( nosso corpo; nossa casa/ família; a escola; nosso bairro/comunidade; a
cidade/município; a região/bioma e o planeta) criarão em trabalhos de
grupos, vídeos com músicas , imagens e fotos a representação de ações
com pensamento de ser sustentável.
A 8ª série, acompanhando a Rio + 20
está realizando pesquisas que envolvam tratados sobre o desenvolvimento
sustentável, a evolução, progresso ou estagnação dessas políticas, com
análise e sistematização através de produção de textos para publicação
no jornal da escola, que faz parte do projeto.
É importante colocar que estamos sempre nos comunicando e trocando ideias para a integração dos componentes curriculares visando a formação integral do aluno.
É importante colocar que estamos sempre nos comunicando e trocando ideias para a integração dos componentes curriculares visando a formação integral do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário