quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto Oficina de Xadrez com o Uquinha



 Professor: Rodrigo Ledur
1- Tipologia da escola:                         
Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Catarina Lépori.
2- Município a qual pertence a escola:
Município de Santo Ângelo,RS
3- Razão social do projeto:
Através do jogo de xadrez, proporcionar o desenvolvimento do raciocínio logico e matemático dos alunos bem como uma atividades lúdica e integrativa, valorizando a existência de regras tanto para o jogo quanto para a vida social.
4- Objetivo do projeto:
O referido projeto tem como objetivo proporcionar um espaço ao alunos da escola Madre Catarina Lepori, no qual estes possam ter contato com o jogo de xadrez, suas regras e seus mais variados benefícios para o desenvolvimento cognitivo de quem o pratica, e além disto um espaço de interação social através do esporte, já que é objetivo da oficina a participação em competições.
Fazer o uso de novas tecnologias, como o uquinha, no desenvolvimento das atividades do projeto.
Usar o uquinha para jogos de xadrez e competições via internet.
5- Justificativa:
O jogo de xadrez é o mais antigo jogo do mundo que conhecemos, e é verdade que nem se sabe ao certo sua origem, mas citações colocam como sua origem na China, Índia ou península da Arábia. O xadrez é um jogo que requer raciocínio lógico, conhecimento e estratégia, tudo como um modelo próprio de construção do sujeito,colaborando muitas vezes para a determinação de limites e regras para quem o pratica.
Segundo Piaget “O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior” (Piaget, 1975, pág. 162).
Considera-se então que através do jogo de xadrez e seus ensinamentos podemos proporcionar uma melhora no pensamento lógico e no raciocínio dos alunos aqui envolvidos, bem como uma melhora no seu desempenho escolar geral.
6- Demanda que irá participar do projeto:
A participação será dos alunos do turno inverso a oficina e que demonstrarem boas notas e comportamento adequados a oficina.
7- Quadro horário do projeto:
O projeto será desenvolvido como oficina de jogo do xadrez com carga horária de 3(três) horas no turno da tarde uma vez por semana.
8-Professor responsável pelo projeto:
O professor que ficará responsável pelo projeto de xadrez será o próprio professor de educação física da escola:
Professor: Rodrigo Ledur
9- Relação de eventos:
Campeonato por etapas interno da escola, 5 etapas com pontuação determinando o campeão do ano, o aluno que tiver maior pontuação ao final das 5 etapas;
Torneio inter séries na semana do estudante;
Participação nos Jergs;
Participação em torneios municipais e regionais;
Participação de torneios online na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário